27º ENACOR – 50º RAPv 

27 à 30 de outubro BH-MG

Todas aquelas pessoas e empresas ligadas ao setor de infraestrutura, tanto no Brasil quanto no exterior, devem reservar, nas suas agendas, o período entre 27 e 30 de outubro de 2025. Isso porque nesta data, Belo Horizonte, a capital mineira, sediará de modo presencial, no Expominas, o 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (ENACOR), a 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 6ª ExpoEnacorRapv. As edições dos eventos, que ocorrerão simultaneamente, serão organizadas pelas Diretorias da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER) e da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), e terão como anfitrião o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Esses três grandes eventos, conjugados, têm como objetivo realizar propostas e apresentar estudos sobre a infraestrutura dos modais de transporte, logística, tecnologia e trânsito do país.

Ao longo dos quatro dias, os participantes terão a oportunidade de realizar intercâmbios, por meio de minicursos, palestras e apresentações de trabalhos técnicos. Haverá oportunidade de troca de experiências e contatos com profissionais especializados no seu ramo de atuação; conversas com presidentes, diretores e importantes executivos de instituições governamentais e empresas do setor; possibilidades para a discussão de estratégias, ações e perspectivas na infraestrutura dos modais de transporte. Serão enfocados temas sobre logística, tecnologia e trânsito, com apresentação de soluções tecnológicas inovadoras a serem incorporadas em um mercado que cresce progressivamente no país.

A expectativa é que, em 2025, sejam alcançados cerca de 2.000 participantes de todo o Brasil e do exterior, incluindo estudantes de universidades e parceiros de negócios, reunidos em um ambiente favorável a debates sobre inovações técnicas e contatos comerciais.

Os eventos contarão com a participação de diversas entidades públicas e privadas, com o apoio institucional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) do Governo de Minas Gerais, por meio do DER-MG, e de outras empresas do setor.


Será um momento inigualável para entidades públicas, privadas e do terceiro setor apresentarem aos participantes as perspectivas para as grandes transformações previstas para o setor de infraestrutura nas próximas décadas.